Instituto Evolução

Nossa História - Uma Batalha
em prol de jovens PCD

“Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.”

Com esse verso bíblico no coração, uma semente que foi plantada no bairro do Embaré, em Santos, entre tantas outras árvores começou a crescer e a despertar o desejo de uma vida melhor para pessoas com deficiências. Surgia o Instituto Evolução — Escola de Educação Inclusiva Célia Pfeifer — que foi o responsável por proporcionar oportunidades de aprendizado a esses jovens.

Em 29 de Fevereiro de 2008 a porta de uma nova casa se abria esperando o ingressar daqueles que possuiam algum tipo de deficiência intelectual. Prestar assistência aqueles que precisam de um empurrãozinho para que estejam prontos e capazes para enfrentar a própria vida é o intuito da idealizadora Curitibana Célia Pfeifer, presidente do Instituto e mãe de Augusto que é autista.

Com a percepção de uma mãe que conhece as necessidades de jovens em situação semelhante a do seu filho, Célia fundou o Instituto para atender os moradores da Baixada Santista, seus novos filhos de coração, como ela mesma chama. Ela acredita que é preciso um cuidado todo especial desde infância para que a criança evolua e possa andar com as próprias pernas, já que todos são capazes.

Devido a fé que possui, Ela ajudou o filho e pretendia fazer o mesmo com os alunos. O  Instituto começou atendendo adolescentes a partir dos 12 anos de idade e adultos, de ambos os sexos, para que esses desenvolvessem seus potenciais. A missão do Instituto é proporcionar histórias de superação, amor e esperança à essas pessoas tão especiais e suas famílias.

“Crianças são como borboletas ao vento… Algumas vão rápido… Algumas vão pausadamente, mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda e cada uma é especial.” (Alexandre Lemos — APAE)